O Serviço Regional Tributário da 4º região – AGT – Lobito arrecadou para os cofres do estado, de Janeiro a Setembro do ano em curso, 6 bilhões, 549 milhões e 516 Kwanzas.
De acordo com uma fonte da instituição, o valor arrecadado, nos últimos nove meses, constitui uma queda de 31,25% do valor das receitas arrecadadas no período homólogo de 2015 em que foram arrecadados 14 bilhões, 338 milhões e 824 Kwanzas.
Conforme dados estatísticos, 2014 foi o ano mais produtivo já que a Administração Geral Tributaria do Lobito embolsou 16 bilhões, 265 milhões, 565 e 934 Kwanzas, superando as previsões dos dois últimos anos.
Criada há cerca de dois anos pelo Decreto Presidencial 324/14, a Administração Geral Tributaria tem trabalhado no sentido de assegurar uma maior coordenação na execução das políticas fiscais e aduaneiras e uma eficiente alocação e utilização dos recursos existentes, simplificando-se e racionalizando-se a estrutura de gestão dos serviços da instituição, de modo a optimizar a receita tributária adapta-la ao novo paradigma de relacionamento com os contribuintes.
Recorde-se que a Administração Geral Tributaria do Lobito (AGT), então Direção Regional das Alfandegas abrange as províncias de Benguela, Kwanza Sul, Huambo, Bié e Moxico.