O Presidente da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP), Dr. Anapaz de Jesus Neto, considerou que as barreiras alfandegárias têm sido um entrave nas relações comerciais entre os países lusófonos, defendendo que para o desenvolvimento dos negócios na CPLP, devem ser removidas.
Anapaz de Jesus Neto, fez estas afirmações à margem do VIII Congresso dos Portos de Língua Portuguesa que decorreu em Maputo, Moçambique.
Com objectivo de reforçar os laços de cooperação e aumentar as trocas comerciais entre os seus membros, o evento foi presidido pelo Ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Eng. Carlos Mesquita para quem, o mesmo constituiu uma oportunidade das empresas associadas “identificarem um conjunto de soluções concretas que possam ser aplicadas aos sectores dos Portos e dos transportes marítimos, impulsionando estas actividades económicas em benefício das empresas e da economia dos nossos Países no seu todo e, em particular, das regiões em que cada um, individualmente, está inserido”.
No fim das sessões e após a cerimónia oficial de encerramento os oradores e participantes foram convidados a visitar o porto de Maputo.